quarta-feira, 23 de maio de 2012

Contribuições da Música para o desenvolvimento global da Criança

A micromania contaminou músicos profissionais e amadores, interessados em usufruir dos atuais recursos tecnológicos aplicados à musica. Graças a programas de computador, é possível obter noções de teoria musical, compor, fazer arranjos, mixagem, editar partituras, gravar CD, trocar informações... tudo isso sem sair de casa ou utilizando um pequeno espaço.

De fato, um usuário de micro, que tem um certo grau de musicalidade intuitiva, pode utilizar-se dos aplicativos e obter bons resultados. No entanto, seu trabalho não será tão eficiente quanto aquele que é desenvolvido pelo músico.

Não se deve esquecer que a linguagem musical acompanha a humanidade desde o início da civilização. A escrita na pauta foi criada posteriormente, para registrá-la e mantê-la viva de forma codificada. Alguns valorizam excessivamente a teoria, como se não existisse música sem ela.

Às vésperas de um novo século, não é de se estranhar que novas técnicas musicais tenham surgido e participem do dia a dia das pessoas que optaram pela modernização.

A música atua no corpo e desperta emoções. Pode aumentar ou equilibrar o metabolismo, aumentar ou diminuir a energia muscular, acelerar a respiração ou diminuir sua regularidade, causar mudanças no volume de sangue, pulsação e pressão, interferir na receptividade sensorial, minimizar os efeitos de fadiga ou levar à excitação.

Não é fácil encontrar uma só parte do corpo que não sofra influência dos sons musicais. A música afeta a digestão, age nas secreções e nas redes neurológicas. Estudos recentes determinaram que ela diminui o colesterol na corrente sangüínea. O organismo reage de acordo com a origem das vibrações e características dos sons. O som age diretamente sobre o organismo por que é absorvido pelas células e órgãos e indiretamente por meio das emoções que interferem nos processos orgânicos.